Vereadores rebatem críticas de professor que depois de anos acordou numa bela manhã de Sol e percebeu defasagem em seu salário

04/06/2017

Em texto polêmico e cheio de críticas professor acorda numa bela manhã de Sol e percebe que seu salário está defasado. Entenda um pouco o contexto dos fatos.

Professor Afonso Nascimento, conhecido como Bugiganga, publicou um belo texto na última quinta-feira, dia 01, criticando a atual administração, SINPROESEMA, professores e vereadores associando todos ao péssimo salário que os professores da rede municipal de ensino de Lago Verde/MA recebem.

Em seu texto, o professor cobra questões como o pagamento do reajuste salarial de professores, que este ano 2017 foi definido pelo MEC aumento de 7,64%, pago em março/2017 aos professores antes da previsão prevista no Plano de Cargos e Carreira (há tempos aprovado) para abril junto com retroativo de janeiro e fevereiro.

Em seu texto (que segue no final do post), Bugiganga cobra reajuste, terço de férias, décimo terceiro entre outras reivindicações desferindo duras críticas aos professores que atualmente exercem a função de representantes do legislativo.

Lembrando que os vereadores Zaqueu Silva de Sousa, Geovane Costa e Emmanuel Eduardo são professores e diferente de poucos que ‘desabafam nas redes sociais’, representaram a classe e estiveram presentes nas causas relevantes para valorização dos professores, inclusive, fizeram parte de todos os manifestos em favor da classe (reivindicações de reajustes, aprovação e elaboração do plano), movimentos esses, que curiosamente ‘Bugiganga’ professor a décadas, nunca participou, tornando inválida e incoerente as afirmações colocadas no texto, dizendo que os vereadores não lutam pela classe.

Veja abaixo, alguns comentários dos vereadores sobre a publicação do texto do professor (Sessão da câmara, 02/06/2017).

(…) o direito dele na gestão passada,  ficou na gratificação de diretor que ele recebia, e agora ele voltou a receber como professor, o mundo é redondo e agora ele é professor, e tá achando ruim seu salário, só agora (…) Vereador Geovane Costa.

(…) este ano, sentamos com o prefeito e firmamos o compromisso de cumprir com o reajuste definido pelo MEC, e foi dado o aumento de 7,64%, foi  feito uma reunião onde foi anunciado o aumento, e foi dado, agora, se tem algum professor zangado com a administração porque anteriormente ocupava cargos com boas gratificações e achava que nunca ia voltar para sala de aula e voltar a receber o seu verdadeiro salário de professor, tem que cobrar e criticar sim, mas, ao gestor que não deu o reajuste, por que esse ano já foi dado. Inclusive, nas manifestações que participei cobrando reajuste apenas 40 professores fizeram parte da greve, e estávamos nela, Eu, Latino e Geovane (…) Vereador Zaqueu.

(..) quero dizer que é um oportunismo muito grande de certas pessoas, em querer colocar em cima da atual gestão toda culpa, em quem está aí a 05 meses. Em dizer que as estradas estão ruins por causa do prefeito; que o salário está ruim por causa do prefeito. Devemos ser corretos com as palavras (…) já teve reajuste esse ano, o salário continua ruim porque não tivemos reajuste na gestão passada, se está defasado é culpa do gestor anterior que não deu reajuste, e culpado também são os que nada fizeram quanto a isso, porque lá estávamos, pegando falta e cobrando. Esses oportunistas devem entender que se tivéssemos recebido reajuste corretamente todos os anos, nosso salário estaria melhor que o de Lago Açu (…) Vereador Emmanuel (Latino).

O professor e secretário de educação, Laécio Silva Lima, uma das figuras importantes na luta pela valorização dos professores em Lago Verde/MA, também manifestou sua opinião sobre o texto, e com propriedade diga-se de passagem, pois, o mesmo sempre esteve presente a favor da classe.

Abaixo, texto do professor “Afonso Nascimento” publicado em sua conta do Facebook, dia 01/06/2017.

DESAVISO: O blog de já se disponibiliza, caso alguém queira apresentar sua versão da história ou emitir nota a respeito do tema.

Link original do Post ~ https://www.facebook.com/afonso.nascimento.3386/posts/2178908755668881Página do Facebook – Afonso Nascimento

() Blog do Vicente Bastos

www.facebook.com.br/prof.vicentebastos

Deixe uma resposta