Quem será o Presidente da Câmara Municipal de Lago Verde?

19/10/2016


Meu Presidente, quem será!?

As eleições 2016 para os cargos eletivo de vereador, vice-prefeito e prefeito em Lago Verde, aconteceram sem grandes polêmicas, no entanto, carregadas de muito suspense, haja vista, as indecisões que aconteceram este ano na formação de coligações e alianças políticas.
Agora o foco é o pós-eleição, onde estão sendo discutidos para o próximo governo a distribuição de funções, contratos, indicações de secretariado, cargos de confiança e montagem da base política de governo, principalmente no que se refere aos vereadores.
Entretanto, neste POST vamos destacar a seguinte pergunta: “Quem será o Ilustre PRESIDENTE da Câmara Municipal de Vereadores em Lago Verde para o biênio 2017-2018?”.
Há pouco mais de dois meses da formalidade de posse de vereadores, prefeito e consequentemente da indicação de Presidente, a única verdade que sabemos, é que a fila está andando e os vereadores interessados na Presidência da Câmara começaram a se movimentarem em reuniões, conversas ao pé do ouvido e na busca de apoios e votos dos colegas de mandato que garantam a Presidência e o posto de segunda maior autoridade política do município.
O autor deste blog trabalha com três prováveis possibilidades:
 *Primeira e mais Provável: O prefeito eleito indicará um representante (vereador) de seu interesse tomando a frente das negociações e articulações com o objetivo de eleger seu representante que dará tranquilidade para os dois primeiros anos de seu governo.  
*Segunda: Aparecerá um vereador que sonha alto e que seja destemido com uma chapa independente, mostrando independência política, onde buscará seus apoios junto aos políticos da nova e velha guarda de Lago Verde, que mesmo sem mandatos tem influencias que o ajudarão a chegar à cadeira de Presidente da Câmara através de seus próprios compromissos individuais com os vereadores e aliados.
*Terceira e menos Provável: Por conta do confronto de interesses entre grupos políticos na busca do mesmo objetivo (Presidência). A presidência da Câmara pode acabar caindo no colo de quem nada tem haver com a confusão, pela simples falta de diálogo e bom senso dos interessados.
Com tudo, é fácil imaginar o interesse da próxima Gestão em ter a tranquilidade e confiança do Presidente indicado na Câmara, interesse esse que não chega a ser nenhum defeito, pois, é justificado historicamente por todos os Prefeitos em gestões anteriores que manifestaram interesses na indicação deste nobre, polêmico e carimbo número 1 (um) de Ficha Suja em Lago Verde/MA.
Poderemos ter a confirmação do novo Presidente do Poder Legislativo de Lago Verde, muito antes do dia 01 de janeiro 2017, entretanto, a confirmação só virá depois da cerimônia formal. Enquanto isso, muitas fofocas, articulações e comentários irão aquecer o debate nas ruas e senadinhos. E reviravoltas radicais não estão descartadas.
 *Função do Presidente de Câmara Municipal: Exerce funções legislativas presidindo o Plenário, orientando e dirigindo o processo legislativo. Profere voto de desempate nas deliberações, promulga leis, decretos legislativos e resoluções. Exerce atividades administrativas, dirigindo o funcionalismo da Câmara. Também é função do presidente dar posse ao prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes, alem de declarar a extinção  de mandato e a vaga dos respectivos cargos desses mesmos agentes políticos, quando se verificar a ocorrência de qualquer das causas extintas previstas em lei: morte, denuncia, perda ou suspensão dos direitos políticos. Fonte“Conhecendo o Legislativo”

(*) Blog do Vicente Bastos

www.facebook.com.br/prof.vicentebastos

Deixe uma resposta