ELEIÇÕES 2018 E SEUS SINAIS EM LAGO VERDE

12/10/2018

Conheça 05 sinais curiosos a serem considerados na política de Lago Verde/MA após a eleição do 1º turno.


As eleições do 1.º turno do ano de 2018 foi atípica de todas levando em consideração alguns números do nosso estado (MA) e números nacionais. Muito disso, por conta do surgimento dos fenômenos Flávio Dino do PCdoB e Jair Bolsonaro do PSL, assim como, aspectos curiosos sobre a polêmica força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o dia, 07/04/2018.

O blog “vicentebastos.net” ao analisar informações oficiais do TSE apresenta algumas opiniões sobre a eleição e o cenário político de Lago Verde, assim listou, 05 sinais curiosos a serem considerados na política local.

01. Pela votação do presidenciável Bolsonaro, a que tudo indica, a cidade de Lago Verde não foi responsável pelo rótulo de fenômeno atribuído ao polêmico candidato a presidência da república Jair Bolsonaro (PSL), visto que, dos 8.063 votos computados para presidente, Bolsonaro recebeu a tímida votação de 916 votos.

*Fernando Haddad (PT): 6.402 votos, 79,40%

*Jair Bolsonaro (PSL): 916 votos, 11,36%

02. Ao fazer um breve comparativo com as eleições de 2014, um dado curioso foi a votação máxima dos deputados votados, onde nenhum candidato a deputado federal ou estadual conseguiu ultrapassar a votação de 1.300 votos.

*Em 2014 os candidatos concorrentes a vaga de estadual Roberto Costa e Josimar do Maranhãozinho atingiram uma votação acima de 1.500 votos, para federal Alberto Filho atingiu uma votação acima de 2.000 votos.

03. Olhando os números de votação para governador e senadores os lagoverdenses sinalizaram estar cansados do modelo de fazer política do grupo Sarney.

*Na votação da cidade de Lago Verde, Flávio Dino (PCdoB) recebeu votação de 4.903 votos (65,16%) e Roseana Sarney (MDB) recebeu votação de 2.075 dos votos (27,58%), enquanto os senadores Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT) receberam 4.752 votos (33,94%) e 5.772 (41,23%), respectivamente, desbancando os candidatos ao senado Edison Lobão e Sarney filho, que juntos ao somar a votação dos dois receberam uma votação total de 2.557 votos.

04. Fala-se muito que as eleições para governo em Lago Verde sinalizam a força dos grupos políticos que possivelmente almejam construir projetos para eleição municipal seguinte, neste caso 2020. Portanto, o que se viu foram lideranças divididas e um cenário cheio de incertezas, onde a votação por parte dos grupos tradicionais apresenta-se parelha, dando a entender que atualmente em Lago Verde ninguém conseguiu nesta eleição encabeçar um projeto sólido ou pelo menos uma posição de destaque ao sair disparado na frente dos demais grupos.

05.Alguns grupos políticos de Lago Verde, independente de suas votações consideram os resultados relativamente bom e saem fortalecidos, visto que, seus apoiados conquistaram sucesso sendo eles eleitos ou reeleitos.

*Abaixo, segue exemplos:

*APOIADOS PELO GRUPO DO DR. FRANCISCO:

Eleitos/reeleitos: Elisiane Gama (PSB) e Weverton Rocha (PDT) ambos eleitos ao senador; Gil Cutrim (PDT), para Federal; Carlinho Florêncio (PCdoB), sendo o mais bem votado em Lago Verde e Glaubert Cutrim (PDT), ambos para Estadual e Flávio Dino para Governador.

*APOIADOS PELO GRUPO DO ALMEIDA:

Eleitos/reeleitos: Júnior Lourenço (PR), eleito para Dep. Federal.

*APOIADOS PELO GRUPO DO PROF. OLIVEIRA:

Eleitos/reeleitos: Josimar do Maranhãozinho (PR), eleito para Dep. Federal, sendo o mais bem votado no estado e na cidade de Lago Verde; Detinha do Maranhão (PR), eleita a Dep. Estadual, sendo a mais bem votado no estado.

*APOIADOS PELO GRUPO DOS CÔCO:

Eleitos/reeleitos: Roberto Costa (MDB), eleito para Dep. Estadual; João Marcelo (MDB), eleito a Dep. Federal.

POR REDAÇÃO DO BLOG

(*)DESAVISO: Informações adicionais no link: https://placar.eleicoes.uol.com.br/2018/1turno/ma/apuracao-no-estado/#/08176-MA (Página do Uol.com)

Deixe uma resposta