Convite: Participem do 3º Mutirão do Glaucoma em Lago Verde/MA

06/09/2017

A Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o município de Lago Verde realizará dia 15 de setembro de 2017 o 3.º Mutirão do Glaucoma.

A campanha de combate ao Glaucoma será realizada em Lago Verde dia 15 de setembro de 2017 no período da tarde – com início previsto para 14 horas no Hospital Municipal Joana Almeida.

Durante a campanha serão realizadas consultas para o diagnóstico e tratamento do Glaucoma. A Prefeitura Municipal de Lago Verde por meio da  Secretaria de Saúde dará toda assistência na execução das atividades junto com a equipe da campanha almejando o mesmo sucesso das duas primeiras edições, realizadas no primeiro semestre de 2017 onde foi possível atender dezenas de pessoas.

Visando atender um maior número de pessoas, Aritana Alves de Sousa, secretária municipal de saúde convida todos a participarem do 3.º Mutirão da Campanha do Glaucoma. 

O Mutirão é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão em parceria com os municípios que visa diagnosticar e combater essa doença que provoca sérios danos à saúde chegando a causar cegueira total.

Abaixo, Programação da Campanha (Mês de Setembro) Regional de Saúde de Bacabal:

O QUE É GLAUCOMA?

É uma designação genérica a um grupo de doenças oculares distintas que provocam danos ao nervo ótico e perda da visão. O tipo mais comum é o glaucoma de ângulo aberto, e os menos comuns são o glaucoma de ângulo fechado e glaucoma de pressão (ou tensão) normal.

O primeiro tipo desenvolve-se lentamente e é assintomático durante a maior parte de sua evolução. Com o tempo, entretanto, a visão periférica do indivíduo acometido começa a ficar comprometida e ocorre um estreitamento progressivo do campo visual, evoluindo a visão tubular ou central e, se não houver tratamento, cegueira.

Já o glaucoma de ângulo fechado pode cursar de forma crônica ou aguda. A apresentação aguda pode envolver dor ocular intensa, cefaleia, visão turva, halos coloridos, náusea e vômitos. A perda da visão pelo glaucoma, uma vez que tenha ocorrido, é permanente.

____________________
DESAVISO: Secretaria Municipal de Saúde – Governo do Maranhão – Wikipédia

Link original do Post ~ () Blog do Vicente Bastos

www.facebook.com.br/prof.vicentebastos

Deixe uma resposta