ALUNA E PROFESSORA DE LAGO VERDE SÃO PREMIADAS NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CE

16/11/2016

A aluna da escola U.I. Pequeno Príncipe, Ruth Nascimento e sua professora Sâmia da Silva Araújo são premiadas semifinalistas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, com a categoria Memórias literárias. A premiação se deu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará.

O Programa: O Programa Escrevendo o Futuro entende a leitura e escrita como práticas sociais: a língua é viva e usada a todo instante, na família, na escola, no trabalho, na comunidade. Nesse sentido, contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de formação para educadores envolvidos no ensino da Língua Portuguesa. 

A Olimpíada: A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Acesse 5ª edição e conheça o Regulamento, as etapas e o “Mapa das inscrições”. Participe! Do lugar de cada um, o saber de todos nós. 

Formação: Aprimore seu conhecimento, inove suas estratégias de ensino, inspire-se com outras práticas e compartilhe suas experiências. O Escrevendo o Futuro oferece cursos a distância, metodologias e materiais de ensino da língua portuguesa, percursos formativos, além de diferentes seções interativas que promovem construção colaborativa de conhecimento. 

Os Encontros

Prof.ª Sâmia A. da Silva e Aluna Ruth Nascimento
A Etapa Regional é composta por quatro encontros, cada um dedicado a um dos gêneros textuais trabalhados no Programa: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.
 

Esses encontros têm duração de três dias e, neles, são realizadas oficinas de formação, palestras, passeios culturais e diversas outras atividades com o objetivo ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de apresentar, aos professores, propostas destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente. 
Participam presencialmente os 500 alunos semifinalistas e seus professores, 125 em cada gênero, que viajam para uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar os eventos. As viagens são totalmente custeadas pelos realizadores da Olimpíada e, em 2016, acontecerão nas seguintes datas e locais:
Categoria
Data
Local
Artigo de Opinião
25 a 27/10
São Paulo (SP)
Crônica
08 a 10/11
Porto Alegre (RS)
Memórias Literárias
16 a 18/11
Fortaleza (CE)
Poema
22 a 24/11
Salvador (BA)
As Comissões Julgadoras

Não só de formação é feita a Etapa Regional. Ao mesmo tempo em que serão realizadas as oficinas com estudantes e professores, também acontecerão as Comissões Julgadoras Regionais.

Compostas por representantes do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social, do Cenpec, da Undime, do Consed, das Secretarias de Educação, e por docentes de universidades públicas, as comissões têm a difícil missão de avaliar os textos semifinalistas e selecionar os 38 textos de cada categoria que passarão à Etapa Nacional, ou seja, à final do concurso.
 
Nessa etapa, os avaliadores participantes das comissões julgadoras têm a oportunidade de verificar a autoria dos textos dos alunos, por meio de novas produções textuais que acontecem ao longo das oficinas regionais.
Profª Sâmia – Diretor Vanderlan – Aluna Ruth e alunos.
*DESAVISO: Texto Original do Blog Lago Verde 10.

(*) Blog LAGO VERDE 10 – www.lagoverde10.blogspot.com.br

www.facebook.com.br/prof.vicentebastos

Deixe uma resposta