A importância do professor – Por Alexandre Garcia

13/01/2015

Ser professor é um dom, uma vocação.

A pessoa nasce professor e não tem que se envergonhar, a não ser com o salário. Talvez por isso, hoje, eu vi no jornal alguém que se identifica como pedagoga, isto é, formada em pedagogia, não é professora, a outra se diz educadora.

Educadora é a mãe ou o pai, professor é professor, o que ensina. O medico é medico, porque teve professores, o engenheiro é engenheiro, porque teve professores.

Professor é qualidade não apenas salário.

Prefeitos e vereadores que oferecem pouco ao professor talvez não tenham tido professores dedicados, pagam o mínimo, abaixo do mínimo, porque não podem pagar pior pro setor mais importante do município que é o ensino, que deveria ter o maior salário.

O vereador pode até fazer leis mas, não faz um país com saber, com conhecimento, com futuro, isso é o que o professor faz. O professor é o construtor do país, do futuro. Precisa de salário que lhe dê tranquilidade para viver e lecionar preparado, para que possa se vestir dignamente a altura da nobreza da profissão, aliás, qual seria a mais nobre das profissões? A do advogado que não deixa o inocente ser condenado? A do engenheiro que não deixa um viaduto cair? A do médico que não deixa um paciente morrer? Ou a do professor que não deixa definhar o futuro?

Professor é mais que vereador, que prefeito que não lhe pagam, porque, nem é profissão, é missão.

Alexandre Garcia,
Jornalista e Apresentador

(*) Edição do Jornal, Bom dia Brasil, 2014

www.facebook.com.br/prof.vicentebastos

Deixe uma resposta